clique e alimente os peixes

Edital de Incentivo ás artes

Incentivo às artes

Clique para Ampliar

Recursos para Editais das Artes e do Patrimônio, do Governo do Estado somam 1,8 milhão de reais

Estão abertas até 06 de outubro as inscrições para o V Edital de Incentivo às Artes e o II Edital de Apoio à Preservação do Patrimônio Material, ambos da Secretaria de Cultura do Estado (Secult). Com recursos oriundos do Fundo Estadual de Cultura, os incentivos contemplam os segmentos de música, literatura, artes visuais, artes cênicas, edificações, acervos e educação patrimonial.

Além de democratizar o acesso aos recursos do FEC, as seleções públicas visam apoiar a produção de bens e serviços culturais e preservar o patrimônio nas várias regiões cearenses. No Edital das Artes podem concorrer projetos nas áreas de teatro, dança, circo, artes plásticas, artesanato, livro, leitura e música. Os orçamentos devem obedecer aos limites de financiamento mínimo de cinco mil e máximo de 40 mil reais. Podem se increver Pessoas Físicas (criador, editor, produtor, pesquisador e outros profissionais da área) e Pessoas Jurídicas de Direito Público ou Privado, com ou sem fins econômicos.

O montante total do Edital das Artes (R$ 1,5 milhão) será dividido igualmente entre capital e oito regiões do interior do Estado (Região Metropolitana; Litoral Oeste e Vale do Curu; Sobral e Ibiapaba; Inhamuns e Crateús; Sertão Central; Maciço de Baturité; Jaguaribe e Litoral Leste; Cariri e Centro Sul). Os recursos podem custear elaboração e circulação de produtos culturais, oficinas e cursos, prêmios a artistas e suas obras, levantamentos e pesquisas.

Já no Edital de Preservação do Patrimônio, os pleiteantes variam de acordo com as modalidades. Em Restauro de Edificações podem concorrer somente as Prefeituras, para edificações tombadas na esfera municipal; em Preservação de Acervos Museológicos, Pessoas Jurídicas sem fins econômicos, cujo projeto beneficie apenas uma unidade museológica (não pertencente à Secult, mas vinculada ao Sistema Estadual de Museus); e em Educação Patrimonial, pessoas jurídicas com ou sem fins econômicos.

O valor total do edital é de 300 mil reais, dividido entre três projetos de restauro (200 mil), três de preservação (70 mil) - que inclui organização de inventários, publicação de catálogos ou folders e execução de restauro, conservação ou higienização de objetos - e dois de educação (30 mil). Em ambos os editais, o FEC financiará no máximo 80% do custo total de cada projeto, cabendo ao proponente uma contrapartida de 20% (em bens ou serviços economicamente mensuráveis), tendo como base de cálculo o valor apoiado. As inscrições são gratuitas e o material deve ser enviado pelo correio ou entregue no setor de Protocolo da Secult.

Toda a documentação necessária está disponível na recepção ou na página eletrônica da Secretaria (www.secult.ce.gov.br). O resultado final será anunciado em até 60 dias após o término das inscrições.Ko

Prêmios de fotografia e música

Além do financiamento de projetos, o V Edital de Incentivo às Artes contém ainda o III Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia e o Prêmio Alberto Nepomuceno de Composição Musical. O primeiro visa a promoção da fotografia como forma de expressão artística, valorizando a produção e o potencial tecnológico e cultural do gênero. Podem se inscrever pessoas físicas (fotógrafos, críticos, curadores, museólogos, entre outros) e pessoas jurídicas que desenvolvam pesquisa, ações de formação, produção ou difusão na área da fotografia.. O valor total de 150 mil reais será entregue em prêmios, distribuídos igualmente entre capital e interior do Estado.

Já o Prêmio Alberto Nepomuceno tem por objetivo fomentar a produção de composições como forma de produção da cultura nacional e registro da música cearense. Serão entregues quatro prêmios, cada um no valor de sete mil reais (dois para Fortaleza e dois para demais regiões). A inscrição é permitida apenas a Pessoas Físicas (maestros, compositores, músicos, educadores e outros profissionais). As composições devem ser inéditas e nos ritmos musicais típicos brasileiros de dobrado, samba, frevo, baião, valsa, choro, forró e maxixe (ou outro estilo dentro desse perfil).

Mais informações:

V Edital de Incentivo às Artes

Fones: (85) 3101.6766/ 6763 - editais@secult.ce.gov.br - II Edital de Apoio à Preservação do Patrimônio Material. Fone: (85) 3101.6786/ 6787 - copahc@secult.ce.gov.br

Fonte: Diario do Nordeste

Nenhum comentário:

Fale conosco e tenha sua publicidade