clique e alimente os peixes

Fotógrafo paraibano expõe no espaço cultural Coletivo Malungo em Crato

O Coletivo Malungo apresenta nesta sexta-feira 19 a exposição Visagem com 20 fotografias do paraibano Augusto Pessoa. Nesta exposição o artista coloca frente a frente diversas regiões do Brasil e do mundo e oferece a oportunidade de um diálogo em torno de suas culturas. Desta forma, as fotografias podem conversar entre seus interesses comuns e trocar idéias, como é o propósito do projeto. O jogo de imagens coloca o espectador como protagonista do espetáculo de cores, onde a pessoa tranforma-se no próprio cenário visto.
Sobre a exposição
Visagem......pode ser uma criança na ponta dos pés brechando o espetáculo por um buraco na lona alaranjada do circo na zona rural de Cabaceiras, Cariri paraibano. Pode ser uma senhora de olhar sério com seu chapéu decorado com flores colhidas no natural jardim crescido aos pés das ruínas Incas na fortaleza sagrada de Saqsayuman, em Cuzco, Peru. Visagem é Zabé da Loca, em sua casa de pedra, tocando sua flauta de taboca. É o Lajedo de Pai Mateus, cor de fogo ao final da tarde. Visagem é cheiro de Quilombo, roda gigante, algodão doce, rapadura, Padre Cícero, Lampião, Antônio Conselheiro, Che Guevara, feira, serra e cachoeira…...tudo isso é Visagem, mas nem só isso o é!Visagem é também uma alma, vista num beco escuro, entre o açougue e a bodega de seu toinho. É vulto balançando entre o mandacaru, colocando caboclo pra casa antes da hora. Visagem é imaginário, imaginação e criatividade. É Carrossel dinamarquês, janela inglesa, moleque em cima de perna de pau ou mesmo uma certa dona zefinha, com seus quadros sagrados na feira de Caruaru.Visagem é, afinal, o ver além da paisagem, onde o protagonista não é o lugar, mas antes a imagem.
Sobre o artista
O fotógrafoAugusto Pessoa, paraibano de nascimento e carirense por opção, começou a fotografar em 1994, quando entrou para a faculdade de Jornalismo. Em 1997 entrou para a equipe de fotojornalistas do Correio da Paraíba, jornal onde trabalhou na redação até 1999. Nesse mesmo ano, pediu demissão, jogou a câmera dentro de uma mochila e rumou para a Bolívia em busca de novos rumos. Essa viagem, na companhia do Jornalista Jorge Barbosa, deu início a um grande projeto fotográfico de documentação do legado deixado pela civilização Inca. Em 2000 foi morar na região do Cariri cearense, onde desde então desenvolve um trabalho autoral de documentação da cultura popular, da natureza e da religiosidade da Chapada do Araripe. É fotógrafo free-lance das Revistas National Geographic, Caminhos da Terra, Horizonte Geografico, Vida Simples, Na Poltrona, Nordeste, entre outras. Foi Correspondente do Jornal O Povo e é Editor da Revista Turismo, publicação mensal encartada no Jornal A União, de João Pessoa. Vencedor de vários prêmios, entre eles o Prêmio Abril de Jornalismo 2008 e o Prêmio AETC de Jornalismo 2004, 2006 e 2007, atualmente Pessoa se prepara para a quarta viagem aos Andes, quando irá produzir um documentário em vídeo e uma exposição sobre o Império Inca.
Serviço
Malungo significa companheiro, parceiro e camarada, ou seja, é uma pessoa que participa das mesmas atividades, destinos ou amizades de outra. É com essa vibração que aporta no Cariri o espaço cultural Coletivo Malungo que conta com duas produtoras (ArtePlural e Jaraguáfilmes), Curso de Español, Espaço para Oficinas, Galeria de Arte e Eventos Culturais. Essas atividades promovem a valorização da cultura de maneira ampla, pois proporcionam o acesso da população caririense a produtos culturais e artísticos desenvolvidos por músicos, atores, artístas plásticos, poetas e fotografos do Cariri.Este espaço começou a funcionar este ano, em fevereiro, e desde sua fundação realiza trabalhos voltados a formação e construção de atitudes artísticas desenvolvendo projetos e ampliando horizontes artísticos do Cariri, além de oferecer o espaço para a divulgação e propagação de artistas da região.
Assessoria de Comunicação Coletivo Malungo – Crato/CE

Nenhum comentário:

Fale conosco e tenha sua publicidade