clique e alimente os peixes

Sobrado Dr. José Lourenço capacita professores para visitação de exposições



Aproximar as artes e os espaços de exposição das novas gerações, estimulando e cativando o olhar e a reflexão dos mesmos é um desafio permanente. No Sobrado Dr. José Lourenço, centro aglutinador das artes plásticas ligado à Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), o desafio toma forma com atividades educativas para professores e estudantes.
O Programa de Ação Educativa do Sobrado Dr. José Lourenço oferece como atividade permanente o atendimento ao público de diversas áreas de conhecimento e níveis de escolaridade. São realizadas atividades específicas de formação, entre elas, o “Encontro com Educadores”, momento de apresentação e discussão das exposições em cartaz no Sobrado e das questões afins ao campo da arte e da educação não-formal. Durante o encontro, os professores recebem materiais de apoio, visitam as exposições e participam de oficinas.
Nos próximos sábados, dia 27 de setembro e 4 de outubro, quatro turmas de professores farão parte do “Encontro com Educadores”. As turmas são divididas no turno da manhã, com aula de 9h às 12h, e pela tarde, de 14h às 17h. Em pauta, as duas exposições em cartaz no Sobrado: “30 anos e um dia”, do cearense Luiz Hermano, e “Só Lâminas”, do paulista Nuno Ramos. As inscrições já estão abertas.
A gestora do Sobrado, Germana Vitoriano, destaca que esta é uma forma de enriquecer as visitas de turmas escolares às exposições, visto que os professores já têm uma certa intimidade com o acervo visitado. As visitas das turmas de alunos dos professores que participam da formação contam ainda com o reforço dos educadores do Sobrado, que desenvolvem atividades em conjunto, com planejamento pedagógico personalizado das visitas.
Sobrado Dr. José Lourenço. Construído na segunda metade do século XIX, o Sobrado da Rua da Palma – hoje Rua Major Facundo – é testemunha de uma época. Primeira edificação de três andares construída no Ceará, para cumprir as funções de residência e consultório do médico sanitarista Dr. José Lourenço de Castro Silva (1808-1874), abrigou posteriormente oficina de marcenaria, repartição pública e bordel. Tombado pela Secretaria da Cultura do Ceará, foi restaurado em 2006 pelo Governo do Estado.
Inaugurado em 31 de julho de 2007, o Sobrado Dr. José Lourenço abriu as portas ao público com nova identidade: um novo centro cultural aglutinador das artes visuais do Ceará. O espaço abriga salas para exposição, auditório e café, consolidando-se como local de convivência e difusão das artes visuais, possibilitando o acesso gratuito da população a uma programação comprometida com a criatividade artística e a inclusão cultural.



O Sobrado
fica na rua Major Facundo, 154 – Centro, e é aberto à visitação de terça a sábado, das 10h às 19h, e nos domingos, de 14h às 17h. Mais informações pelo telefone (85) 3101.8826/3101.8827.
Serviço: Encontro com Educadores



Dia: 27 de setembro e 4 de outubroHora: 1a. turma, das 09h às 12h ; 2a. turma, das 14h às 17h

Nenhum comentário:

Fale conosco e tenha sua publicidade