clique e alimente os peixes

Dragão do Mar de Arte e Cultura recebe Sérvulo Esmeraldo por Mota Machado


Uma exposição abrangente da obra do artista cearense Sérvulo Esmeraldo (Crato, 1929), ocupará espaços museológicos e abertos do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, de 30 de setembro a 16 de novembro

Sérvulo Esmeraldo comemora aniversário em fevereiro do ano que vem. São 80 anos bem pintados, já que o artista começou ainda criança copiando figuras das revistas Manchete e O Cruzeiro. Rechearam a sua infância desenhos, pinturas, bonecos de argila e até pequenas invenções, parte das brincadeiras do menino esperto do Crato. Um indício do que estava por vir. As criações infantis experimentadas no interior, o contato com as xilogravuras em Fortaleza, a arquitetura em São Paulo, uma exposição individual no Museu de Arte Moderna (MAM - SP), já em 1957, a bolsa de estudo em Paris e uma arte conhecida internacionalmente. Como ápice dessa trajetória podemos citar a repercussão - de deixar boquiaberta a crítica mundial - dos "Excitables", quadros movidos a eletricidade estática. Esses, apesar de muito falados e admirados, nunca foram exibidos no Ceará. Eis a chance.
Com curadoria de Dodora Guimarães, companheira e pesquisadora da obra do artista há 28 anos, a exposição Sérvulo Esmeraldo por Mota Machado reúne trabalhos bidimensionais e tridimensionais em diferentes técnicas e materiais, esculturas, gravuras e relevos recentes. São mais de 100 obras - incluindo algumas inéditas - daquele que está no seleto grupo de artistas brasileiros de maior projeção internacional. Entre as obras construídas especialmente para a exposição, destaque para “Pirâmides”, uma escultura de 6m de altura, composta por três elementos e que estará em plena Praça Verde pronta para a ocupação. Afinal, trata-se de uma escultura feita para ser habitada, segundo palavras da própria curadora. Por toda a exposição confirmam presença o rigor geométrico-construtivo e o minimalismo, ambos pontos fortes do reconhecimento merecido do artista.
Sérvulo Esmeraldo passeia com elegância pela gravura, escultura, pela arte cinética e, graças a ele, a cidade de Fortaleza respira privilegiada: são 40 obras públicas com a assinatura do artista espalhadas pela cidade. Entre elas, destacam-se o “Monumento ao Esgotamento Sanitário” (1977) e o “Monumento ao Jangadeiro” (1992). Em 80 anos de vida, um valioso caminho artístico. E parte dele, trabalhos dos últimos 40 anos, estará aberto ao público no CDMAC.

Serviço: Sérvulo Esmeraldo por Mota Machado, abertura dia 30 de setembro, às 19 horas. A exposição segue até o dia 16 de novembro. No Memorial da Cultura Cearense o funcionamento é de terça a quinta, das 9h às 19h (acesso até às 18h30) e de sexta a domingo das 14h às 21h (acesso até às 20h30). Ingressos: R$ 2,00 / R$ 1,00.Aos domingos a entrada é franca. Outras informações: 85. 3488-8621. No MAC a entrada é gratuita e o funcionamento segue o mesmo horário do Memorial.
Fonte: Centro de Cultura Dragão do Mar

Nenhum comentário:

Fale conosco e tenha sua publicidade