clique e alimente os peixes

Chrystian Marques, cratense


Nascido na belissima cidade de Crato, Ceará, onde reside e trabalha, o trabalho do artista plástico Chrystian Marques Peixoto iniciou-se quando participou de um curso de desenho no Museu histórico de arte na cidade do Crato em 1989, em conexão à antiga biblioteca no centro, em frente à Praça da Sé. Ali, lecionado por um grande artista da cidade, desenvolveu os primeiros rabiscos artísticos onde foi obrigado amassar o papel e em seguida desenhálo. Chrystian refere-se à essa aula como uma das mais fundamentais aulas pois naquele momento estava descobrindo o que realmente era arte. As sombras entranhadas, a forma desorganizada, o caos impresso naquela forma moldava pouco a pouco a alma do artista ensinando-o a ser livre, ousado, impertinente, criativo.

Do desenho, das primeiras imagens de modelos nus das telas do museu, das formas e sentimentos ali expressos naquele acervo, Chrystian sonhou, alimentando dentro do coração adolescente a vontade de seguir a carreira artística. Do lápis, veio o nanquim, do nanquim, o giz de cera até encontrar–se com o óleo. Nesta fase ele considera a realização pessoal porque acreditava que jamais pintaria com tinta a óleo vendo aqueles excelentes artistas. Também esculpi em madeira e gesso.
Chrystian Marques vem trabalhando, expondo e sendo admirado pelos observadores com sua pintura. Seu tema favorito é as belezas naturais, o panorama social.

Sua vida profissional tem início na primeira coletiva em 2000 no SENAC Crato, onde expõe uma pintura. 2003 no espaço Mestre Elói expõe "Fé", coletiva com Carlos Augusto (Guto). Em 2004 tem seu trabalho numa individual no Sesc Crato (Expressões). Participou em 2003 e 2005 da Mostra Cariri das Artes, sob a curadoria de Dodora Guimarães, onde também fez workshop com o curador e crítico de arte Kevin Power. Em 2007 fez uma coletiva no Sesc do Juazeiro com a artista plástica Sandra Portto, carioca, a convite do artista a exposição "Indivíduo Coletivo". Nesse mesmo ano participou da coletiva na cidade do Rio de Janeiro da exposição "A cara do Rio", no Centro Cultural dos Correios. Nova exposição individual em 2008, "Abusados" desenhos a nanquim sobre papel, no Centro Cultural Banco do Nordeste onde foi contemplado pelo edital anual.

www.artmajeur.com/chrystianmarques


Alguns trabalhos atuais.





Desenho
2008



Óleo sobre tela
2008

Acrílica sobre tela

2008




Óleo sobre tela
2008

Objeto
2008

Nenhum comentário:

Fale conosco e tenha sua publicidade