Ocorreu um erro neste gadget
clique e alimente os peixes

Ousadas, exposição de Alexandre Lucas no CCBNB Sousa

A exposição propõe lançar ao público a reflexão sobre os espaços que a mulher vem ocupando na contemporaneidade mesmo com a presença forte do machismo e a banalização imagem feminina


“Ousadas”, exposição do artista plástico Alexandre Lucas, estará no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBN) de Sousa, na Paraíba, a partir do dia 6 de junho às 19h00. A proposta do artista, com esse novo trabalho, é tentar mostrar um olhar sobre a emancipação feminina.
A exposição é composta por uma coletânea de 24 infogravuras de mulheres trabalhadoras do convívio do artista no tamanho 80cm X 60cm, em papel fotográfico, produzidas com os programas Word e Paint. Foi usada a técnica de descoloração, recortes, junções e recolorações nas fotos digitalizadas que evidenciam características que apontam um universo marcado pela luta emancipacionista e dilemas da contemporaneidade feminina.
Também será exposta uma coluna que contém fragmentos de textos do movimento feminista sobre as torturas do período da Ditadura Militar, lutas, conquistas e a poesia feminina engajada.
Como a maioria das obras de Alexandre Lucas, o público poderá interagir com o trabalho complementando a frase “Quem ousa...”, que deverá ficar em uma das paredes centrais da Galeria. Segundo ele, o intuito é fazer com que o público participe e que possa se sentir parte do trabalho.
“‘Ousadas’ é um convite à reflexão sobre o papel da mulher proletária numa sociedade dividida em classes sociais antagônicas e machistas. Mesmo as mulheres ocupando os recintos de decisão do poder e da economia do país, ainda permanecem vivos resquícios do machismo, violência contra a mulher e a concepção de que lugar de mulher é na cama e no fogão”, concluiu o artista.

Por Sarah Menezes









Currículo do Artista:
Pedagogo, pós-graduado em Língua Portuguesa e Arte-Educação, Artista Plástico, Poeta, Artesão, Pai de Fidel, dirigente municipal do Partido Comunista do Brasil - PCdoB, integrante do Coletivo Camaradas.

Exposições Coletivas: 2009

Exposição Cabaré Memórias de uma vida. Centro Cultural do Banco do Nordeste – CCBNB Cariri. Juazeiro do Norte/CE. Realização: Coletivo Camaradas.
Exposição Ninho – detentos das Cadeias Públicas da Cidade do Crato e Várzea Alegre (Curadoria). Crato. Fórum Hermes Parayba. Realização: Comissão dos Direitos Humanos da OAB 2008
Mostra 8 de Maio – Sesc Iracema. Fortaleza/CE. Realização Associação dos Artistas Profissionais do Estado do Ceará.
I Mostra desUSA de Artes Visuais. Crato/CE. Realização: Coletivo Camaradas.
2007 Mostra Sesc Cariri de Cultura. Instalação Coletiva “Contradição”. Realização: Serviço Social do Comércio - Sesc.
Agosto das Artes. Intervenção Urbana “Músicas para reflexão”. CCBNB Cariri Realização: Centros Culturais do Banco do Nordeste
I Mostra de Artes Cênicas do BNB. Instalação “Rolos da Vida”. CCBNB Cariri. Realização: Centros Culturais do Banco do Nordeste.
2006 Incluídos - Mostra Coletiva de Arte Contemporânea. Crato/CE. Universidade Regional d o Cariri – URCA. Realização: Grupo de Artistas do Crato.
Um Passeio Surreal – Instalação Coletiva com alunos do Curso de pedagogia da Universidade Regional do Cariri – URCA
2005Mostra Sesc Cariri de Cultura. Instalação “Subindo pelas Paredes”. Realização: Serviço Social do Comércio - Sesc.
1997 Arte na Praça. Juazeiro do Norte. Realização: Associação dos Artistas e Amigos da Arte – AMAR.
Exposições Individuais: 2009

Exposição Aflordapele. Realização: Sesc Juazeiro do Norte/CE 2008
O que é Isso? Centro Cultural do Banco do Nordeste – CCBNB Cariri. Juazeiro do Norte/CE
InfoMULHERES (instalação). Crato/CE. Semana da Mulher. Realização: Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Cratense.
2007 Exposição infoMULHERES. Crato/CE. SESC
Artista Come (instalação). Crato/CE. I Colóquio do IMAGO. Universidade Regional do Cariri - URCA
EmTRÂNSITO (instalação). Crato/CE. I Colóquio do IMAGO. Universidade Regional do Cariri – URCA.
2006 Caminhos Eróticos. Crato/CE Bar e Restaurante Flor de Piqui.
Publico X. Instalação/interativa Crato-CE. Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino da Arte – NEPEA/URCA.
2005 Exposição DESEJOS. Museu Histórico do Crato.
Exposição DESEJOS - Semana de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri – URCA.

Contato: Ladeira são José, 34 apto 06 Centro 63.100-000 Crato – Ceará E-mail: alexandrelucas65@hotmail.comTelefone trabalho: 3102-1212 Ramal 21235

Nenhum comentário:

Fale conosco e tenha sua publicidade