clique e alimente os peixes

Visitem o Centro Cultural BNB e o Sesc e em breve o Museu do Crato Vicente Leite! Por: Chrystian Marques

Parece que aqui no Cariri há muito que se conquistar em se falando de artes plásticas. Venho pensando sobre a movimentação da massa caririense em relação a visitações, o desejo de cultivar a pintura, as esculturas, as instalações, os desenhos, há uma efervescência que insiste em adentrar os ares da nossa terra. Com a vinda do Centro Cultural Banco do Nordeste as artes visuais ganharam seu destaque verdadeiro, seu lugar de merecimento, pois não é a toa, não é uma iniciativa qualquer que veio promover nossa arte. Aqui há cabeças pensantes, gente que ama o belo, e o poder da imagem. Uma mistura eloqüente de modernismo e contemporaneidade nos discursos que passam pelas galerias e chegam até as esquinas com as intervenções proporcionando a reflexão e a emoção num publico acostumado com outros fazeres. Espaços realmente importantes pode se dar ênfase que merecem respeito pois proporcionam estrutura ideal para exposições temporárias. Mensalmente surgem novos artistas e artistas que já possuem bagagens artísticas nas veias. Xilógravos, Pintores, desenhistas, artistas visuais que se utiliza de novas linguagens para expressar nossa época.
A arte não é como antigamente se diziam privilégios dos ricos, uma arte burguesa. A arte deve ser para todos pois não depende de condições geográficas, financeiras, mas depende apenas do interesse do próprio homem. Ninguém é propriamente exclusivo, todos somos aptos a aprender desde que haja interesse. O prazer que a arte proporciona é um bem-estar que produz no homem o sentimento de alegria. Devemos cultivar o desejo de ver as idéias que os homens, os sentimentos, que expressamos e que sintamos o prazer de sermos tocados e até motivados, libertos, despertamos o senso crítico. O entendimento é algo tão pessoal que geralmente cada um tem uma experiência com a arte. Olhar e entender não só depende do conhecimento dos movimentos acadêmicos, mas sensibilidade.
Criei o blog para divulgar, promover, discutir, opinar, estimular-se. Já fazem mais de 1 ano que está online com muito esforço porque amo o que faço e sou artista plástico que procuro viver de arte o que é difícil mas não é impossível. Temos hoje grandes artistas que postam aqui como a Alessandra Bandeira, o Alexandre Lucas, o Wilson Bernardo, a Edilma Rocha que está responsável para restaurar o acervo artístico do Museu de Arte Vicente Leite na cidade do Crato, Ceará., e outros escritores. Nessa luta vamos divulgando nossos trabalhos, as artes, no intuito do desenvolvimento do homem.


Chrystian Marques
Administrador

Nenhum comentário:

Fale conosco e tenha sua publicidade