Abertura acontece no dia 16 de setembro, às 16h, com a exposição NAUSEA



FORTALEZA, 08.09.2010 - Um novo espaço para difusão, fruição e circulação das Artes Visuais no Recife. Essa é a proposta da Sala Nordeste, ambiente que será inaugurado no dia 16 de setembro, às 16h, em Recife. Resultado de uma parceria entre o Ministério da Cultura, através da Representação Regional Nordeste (RRNE/MinC), o Banco do Nordeste (BNB) e a Prefeitura do Recife, por meio da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), a Sala Nordeste irá funcionar no térreo da Regional do MinC, na Rua do Bom Jesus, 237, Bairro do Recife.


A abertura da Sala Nordeste está inserida na programação do SPA das Artes 2010 - Semana das Artes Visuais do Recife, com a exposição NAUSEA, do artista José Rufino (PB) e curadoria de Marcelo Campos (RJ). A montagem da instalação é um dos acertos possibilitados pela parceria com o BNB, que viabilizou também a revitalização da estrutura do prédio, com nova pintura, troca de iluminação, adequação da sala de exposição, entre outras melhorias.


A gestão da Sala será compartilhada entre a Representação Nordeste do MinC, o Centro Cultural do Banco do Nordeste e a Fundação de Cultura da Cidade do Recife. Essa parceria, ao mesmo tempo em que contribui para ampliar a atuação dos Centros Culturais do BNB - que funcionam no Ceará, em Fortaleza e Juazeiro do Norte, e na Paraíba, em Sousa - reforça a articulação entre o BNB e o MinC, e insere a Prefeitura do Recife neste circuito.


Para a chefe da Regional do MinC, Tarciana Portella, "a Sala Nordeste passa a ser um espaço de confluência e sinergia das Artes Visuais, que deve ser irradiado para os artistas do Nordeste e também das outras regiões", pois possibilita o encontro físico de três importantes instituições, de diferentes esferas e missões distintas, podendo gerar novas possibilidades para a arte contemporânea.



CENTRO CULTURAL

A Sala Nordeste evidencia a vocação cultural do Bairro do Recife, contribuindo para a revitalização deste espaço urbano, onde estão concentrados diversos equipamentos culturais. No perímetro da ilha, valor histórico e turístico estão agregados hoje a um vibrante polo de tecnologia da informação, com a consolidação do Porto Digital, e a um epicentro de produção e difusão cultural, potencializado em espaços como Instituto Cultural do Banco Santander, Paço Alfândega, Sinagoga Kahal Zur Israel, Centro Cultural dos Correios, Escola de Arte e Tecnologia - Oi Kabum, Torre Malakoff, Centro Apolo-Hermilo, entre outros que ainda estão em fase de implementação, como o Centro Cultural da Caixa Econômica Federal e o Paço do Frevo.


Direcionada para as Artes Visuais, incluindo Design, Fotografia, Moda e Arte Digital, a Sala Nordeste tem por objetivo difundir obras da produção recente, de caráter experimental e cujo histórico considere a interface das linguagens adequadas ao perfil do espaço. A Sala, integrada à Representação Regional Nordeste/MinC, conta com auditório de 60 lugares, salas de reunião e multiuso.


A princípio, o cronograma da Sala Nordeste está ocupado até janeiro de 2011. Após a exposição NAUSEA, que inaugura o espaço, entra a programação da Semana de Fotografia, promovida pela Prefeitura do Recife através da Secretaria de Cultura / FCCR. A presidente da Fundação de Cultura afirma: "Com a Sala Nordeste ganhamos mais um espaço expositivo para nossas ações no âmbito das Artes Visuais e, com isso, referendamos a parceria com o governo federal e com uma institutição que fomenta a cultura em nossa região". A partir de então, as exposições serão definidas de acordo com as políticas voltadas para as Artes Visuais de cada instituição, as quais se alternarão na responsabilidade das mostras.


A Sala receberá cinco exposições por ano, cada uma com duração média de um mês e meio. Serão priorizadas e estimuladas propostas que estejam acompanhadas de atividades de reflexão e formação de público. A escolha dessas mostras será feita por um Conselho Gestor, composto por representantes das três instituições.



NAUSEA
A exposição inaugural da Sala Nordeste, NAUSEA, de José Rufino, sob curadoria de Marcelo Campos, busca na disposição espacial de um conjunto de móveis antigos - como armários, gavetas e escrivaninhas - provocar estranheza no espectador, que se depara com ressignificações temporais e afetivas daquilo que antes fora pensado apenas como objetos de utilidade cotidiana.


A instalação se vale do conceito transformador proporcionado pelo tempo e pelo espaço, para se mostrar sempre diferente, já que a cada nova exibição o artista José Rufino, conhecido em seus trabalhos por resgatar narrativas pessoais e familiares através de elementos do passado, brinca com a posição dos móveis, adicionando novos itens e monotipias ao conjunto.


NAUSEA, apresentada pela primeira vez em 2008 no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) de Sousa, cumpriu temporada também no CCBNB de Fortaleza, no Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, e em 2009 integrou a mostra Las Américas Latinas - Las Fatigas del querer, no Spazio Oberdan, em Milão. No Recife, NAUSEA fica aberta para visitação pública de 17 de setembro a 30 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e aos domingos, das 14h às 20h.



SPA das Artes

A Exposição NAUSEA integra-se à programação do SPA das Artes 2010, que ocorre no período de 12 a 19 de setembro. O evento, realizado pela Prefeitura do Recife, através da FCCR, é destinado à interlocução, difusão, exibição, circulação, troca de experiências e capacitação da rede produtiva das Artes Visuais do Recife e de outras cidades do país.

O SPA, que está em sua nona edição, tem um perfil dinâmico e abre espaço para experimentação de novas propostas e formatos, com a participação dos agentes das Artes Visuais do Recife, através da proposição de atividades, da cessão de espaços ou como apoiadores da realização. Desde 2004, oferece Bolsas de Incentivo à Produção e à Formação, o que tem colaborado para a melhoria da qualidade das ações promovidas por artistas e grupos locais e para o intercâmbio com outros estados.

Este ano, os projetos foram inscritos em três categorias. Além da Bolsa de Incentivo à Produção Artística, criada para fomentar a realização de ideias de artistas e grupos principalmente em espaços públicos, também foram oferecidas a Bolsa Prêmio Exposições Descentralizadas e a Bolsa Prêmio Oficinas de Formação e Capacitação - Artistas e Público, esta com o patrocínio do Edital Conexão Artes Visuais do MinC/ Funarte/ Petrobras 2010. Mais informações: spadasartesrecife@gmail.com spadasartesrecife@gmail.com> ; (81) 3355.1756/ 3355.1757; ou no site http://spa2010.artesvisuaisrecife.org <http://spa2010.artesvisuaisrecife.org/> .



Outras informações:

Tarciana Portella - Chefe da Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura (RRNE/MinC): (81) 9602.1141;

Jorge Clésio - Representante da Fundação Nacional de Artes (Funarte) no Nordeste - (81) 8821.7450;

Tibico Brasil - Gerente do Ambiente de Gestão da Cultura do Banco do Nordeste - (85) 3464.3108 e (85) 8733.8309;

Jacqueline Medeiros - Coordenação de Artes Visuais do Banco do Nordeste - (21) 8023.6519;

Márcio Almeida - Gerente Operacional de Artes Visuais e Design da FCCR - (81) 9974.9197;

Luciana Veras - Diretora de Desenvolvimento e Descentralização Cultural da FCCR - (81) 9488.6810;

José Rufino - Artista plástico, idealizador de NAUSEA - (83) 3224.2387/ 9921.2941;

Marcelo Campos - Curador de NAUSEA - (21) 2259.0941/ 8829.6617.