clique e alimente os peixes

Fotógrafo expõe na Alemanha

Levar as imagens do Cariri para o mundo por meio
da fotografia é a meta de trabalho do artista Dada Petrole

Dada Petrole à direita


Juazeiro do Norte. Depois de levar o projeto Moderatrix Cariri a galerias de cidades como Hamburgo, Colônia, Berlim e Munique, na Alemanha, o fotógrafo cratense Dada Petrole teve seu trabalho exposto numa das maiores feiras de equipamentos fotográficos do mundo: a Photokina, nesse mesmo país. O caririense reside há alguns anos no país germânico, onde cursou design. O Moderatrix representou os projetos desenvolvidos na University of Applied Science — Design, de “Fachhochschule Münster”, onde Petrole concluiu sua formação.Durante a Photokina, cerca de 1.600 expositores de 46 países mostram os seus produtos ligados ao mundo da fotografia. Segundo Dada, a feira acontece a cada dois anos e é o mais esperado palco de lançamentos de equipamentos fotográficos do mundo. “Como se trata de tecnologia para a fotografia, esse trabalho em si não poderia ficar de fora, por isso acontecem no mesmo evento algumas exposições de grande significado para o mundo da imagem”, afirma. Lá também são lançados novos talentos, técnicas e resultados surpreendentes de fotógrafos que trabalham com concepções especiais. Para o caririense, uma grande alegria é poder apresentar sua cultura à Europa.Atualmente, Dada Petrole desenvolve mais um trabalho no contexto das riquezas da região. O projeto “O Fóssil no Cariri”, um dos mais ambiciosos de sua carreira, tem o objetivo de relacionar o Cariri ao próprio potencial fossilífero. “É um documentário fotográfico sobre as mais variadas situações do mundo ao redor do fóssil no Cariri e tem a função de interagir entre as partes envolvidas com ele e assumir um papel comunicativo”, explica.
Estética inovadora
O projeto envolverá desde a extração aos estudos que vem sendo realizados sobre o assunto. “Ou seja, a relação entre fóssil e agricultor local e entre esse pequeno produtor e o cientista internacional”, relata. O trabalho traz informações ainda não tratadas e contempla uma estética inovadora na apresentação. Para Dada, é a uma forma de tematizar o fóssil como elemento sociológico, antropológico, ecológico, educacional e cultural. “Somente por meio desse ângulo o povo poderá ver o seu próprio meio com mais nitidez, e é essa nitidez que formata a preparação do povo para receber aqueles que passam por lá”, destaca o fotógrafo.Petrole pretende fazer um raio-x do mundo fóssil existente no Cariri. O resultado final desse trabalho será um livro de fotografia, dividido em três capítulos: o fóssil e o museu, o povo e o fóssil, o Cariri e o fóssil. A linguagem textual do trabalho será acessível à população local e ao cientista internacional. A parte textual científica será contemplada em parceria com os profissionais mais qualificados em cada uma das suas áreas. A primeira edição do livro será bilíngüe, em português e alemão. O projeto tem o apoio institucional do Geopark Araripe, do Instituto Chico Mendes, das Área de Proteção Ambiental da Chapada do Araripe (APA), da Urca, da Fundação Casa Grande, da Fundação Araripe e do Museu de Fósseis de Santana do Cariri.O fotógrafo destaca a boa aceitação do trabalho por onde passa, tanto no sentido de apreciação como de provocação, pela dificuldade de entendimento. A imprensa européia tem se interessado em publicar o material e entender a concepção do trabalho. Eles questionam, conforme Dada, se é fotografia de moda ou reportagem. Outro ponto é o interesse pelo Cariri, um lugar que as pessoas nem imaginavam existir.




FIQUE POR DENTRO




Fotógrafo já conquistou vários prêmiosO fotógrafo Dada Petrole, natural do Crato e residente na Alemanha, conquistou alguns prêmios com o Moderatix e o ADC 2007, considerado o Oscar do Design da Alemanha, Suíça e Áustria. E vale ressaltar que o resultado desse trabalho, que é o livro ´Moderatrix Cariri´, ainda não foi publicado. Ainda vai surgir oficialmente. A partir daí, é que se poderá ver, concretamente, os resultados para o Cariri. As propostas de publicar esse livro por editoras da Alemanha foram várias, mas o designer e fotógrafo deseja mesmo publicá-lo não somente na Europa, mas também no Brasil.




ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter




Mais informações:Dada PetroleDipl. Fotodesigner(049) 151-11500554info@petrole.dehttp://www.petrole.de/
Fonte: Diario do Nordeste

Nenhum comentário:

Fale conosco e tenha sua publicidade