clique e alimente os peixes

Mostra SESC de Arte Naif no SESC Crato


O Sesc Ceará realiza a segunda edição da Mostra Sesc de Arte Naïf e o Presidente da Instituição, Luiz Gastão Bittencourt, tem o prazer de convidá-lo para a cerimônia de abertura. Data: 03 de Setembro de 2009 - 19h: Solenidade de abertura com a fala do Prof Dr. Fábio Rodrigues Diretor da Escola de Artes Reitora Violeta Arraes Gervasieau Universidade Regional do Cariri - URCA e Presidente da Fecomércio/ SESC Luiz Gastão Bittencourt.


- Visitção a Galeria


- Coquetel e abertura


Local: Sesc Crato


(Rua André Cartaxo Bairro São Miguel) Informações: 3586.9150 ou 3586.9171 http://www.sesc-ce.com.br/

O que é Naïf ? O termo Naïf tem origem francesa, significa simplicidade e ingenuidade. “Arte naïf” aparece no vocabulário artístico, em geral, como sinônimo de arte ingênua, original e/ou instintiva, produzida por autodidata que não têm formação erudita no campo das artes. Nesse sentido, a expressão se confunde freqüentemente com arte popular, arte primitiva e art brüt, por tentar descrever modos expressivos autênticos, originários da subjetividade e da imaginação criadora de pessoas estranhas à tradição e ao sistema artístico. A pintura naïf se caracteriza pela ausência das técnicas usuais de representação (uso científico da perspectiva, formas convencionais de composição e de utilização das cores) e pela visão ingênua do mundo. As cores brilhantes e alegres – fora dos padrões usuais - a simplificação dos elementos decorativos, o gosto pela descrição minuciosa, a visão idealizada da natureza e a presença de elementos do universo onírico são alguns dos traços considerados típicos dessa modalidade artística.


Prof Dr. Fábio Rodrigues Doutor em Artes Visuais pela Universidade de Sevilla - Espanha. Diretor da Escola de Artes Reitora Violeta Arraes Gervaiseau da URCA. Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino da Arte - NEPEA, Líder do Grupo de Pesquisa "Ensino da Arte em Contextos Contemporâneos" - GPEACC - URCA/CNPq. Coordenador do Programa de Mediação Cultural da Hibrido Produções com atuação no Centro Cultural do Banco do Nordeste - CCBNB Cariri e SESC Juazeiro. Curador. Membro do Projeto de Cooperação Internacional "Interculturalidade na Web 2.0" com a Espanha, Chile, Venezuela, Cuba e Brasil. Parecerista em Projetos de Arte/Educação para Minc, MEC e OEI (Organização dos Estados Iberoamericanos). Membro da Rede Iberoamericana de Educação Artística. Membro do Comitê Científico da Revista In-Visibilidade da Rede Iberoamericana de Educação Artística.

Nenhum comentário:

Fale conosco e tenha sua publicidade