clique e alimente os peixes

CURIOSIDADE ARTISTICA DO CRATO - Por Edilma Rocha


GRAUBEN BOMILCAR, nasceu no Crato em 1889. Radicou-se em São Paulo e se dedicou a a familia e a música. Tocava piano juntamente com as irmãs e transferiu o aprendizado a filha, Eunice Katunda, musisista famosa que compôs - Negrinho do Pastoreio.
Começou a pintar aos setenta anos e escolheu a pintura pura e inocente, denominada Arte Naif. Este estilo tambem conhecido como Arte Primitiva, nasceu de uma pintura extraída de cores sem mistura e matizes, mas, forte e vibrantes inspiradas no folclore dos festejos de seu povo, estendendo seus tapetes de fé sôbre tela, imprimindo a sua cultura ou reinterpretando sua história. Pincelaram este estilo, Antonio Poteiro, Alba Cavalcante, Sônia Furtado e o cearense, Chico da Silva.
Maria Grauban Bomilcar de Monte Lima, nasceu no Ceará e teve formação autodidata. Procurou aprimorar o seu estilo peculiar e tomou aulas com o professor Ivan Serpa na Sociedade Brasileira de Belas Artes e era conhecida como conterrãnea de Vicente Leite do Crato.
Sabe-se que o Governo Brasileiro presenteou a rainha Elizabeth da Inglaterra com uma obra da artista, que se encontra no Palácio em Londres, na década de 60. O sucesso do estilo minuncioso e de pequenos pontilhados e riscos fez sucesso na Europa juntamente com outros nomes brasileiros aqui citados.
Participou da sétima e oitava Bienais Internacional em São Paulo
Segunda Bienal Americana de Córdoba, 1964
Exposição, Brazilian Naifs Painters, Paris, 1965
Coletivas em Moscou e Varsóvia
Exposições Individuais de Arte Moderna, Rio de Janeiro
Exposição Individual na Galeria do Copacabana Pálace, Rio de Janeiro
Citação no livro Peintres Naifs de Anotole Jakousn
Notável talento desta nova Arte Brasileira, deixou o seu registro na história de que para a Arte é sempre tempo de começar. Faleceu no ano de 1972 na cidade do Rio de Janeiro.


Edilma Rocha

Nenhum comentário:

Fale conosco e tenha sua publicidade